O pensamento de Vattimo



Vattimo, no tune com Lyotard, é convencido que o modernity ele tem feito perto agora seu tempo e que, se postmodern for a experiência de uma multa, está, no primeiro lugar, em quanto experiência do "fim do history", que é do conception moderno do history como o curso unitário e progressivo dos eventos, na luz da equação em segundo que novo é synonymous de melhor: o "modernity, na hipótese que eu proponho, termina quando - para razões múltiplas - não parece mais possível falar sobre o history como algo de unitarian" ("a sociedade transparente"). As razões que são não somente do intelectual ou do tipo do fìlosofico, mas também de tipo socio-histórico, desde vão do por do sol do colonialismo e do imperialism até ao advent da sociedade complexa. No fato, se eu redeem dos povos submetidos rendeu a idéia de a cetralized e moveu o history do ideal europeu do humanity problematic, afirmando-se do pluralismo e da sociedade da média que minou à base a mesma possibilidade de um history unitário. Como demonstra o fato que, se for verdadeiro que único com o mundo moderno, aquele é com "a idade de Gutenberg" de qual fala McLuhan, as circunstâncias foram criadas a fim construir e para transmitir uma imagem unitária e total do history humano, é ingualmente verdadeiro que com a propagação do multimediali as tecnologias tiveram uma multiplicação dos centros da coleção e da interpretação dos eventos: "o history não é mais um condutor unitário da linha, é preferivelmente uma quantidade de informação, relatórios, o televisori que nós temos na casa, muito televisori em uma casa" ("filosofia ao presente"). Vattimo é persuadido que "os storys grandes do legittimanti" do modernity fazem a parte de se conformar mentis "metafìsica" e "fondazionalista" pelo excedido agora. Do fato, pensa de que a passagem da moderna à postmodern está dada forma como uma passagem de um pensamento forte ", a um pensamento "pessoa fraca". Para o pensamento forte (ou metaphysician) Vattimo significa um pensamento que falam no nome da verdade, da unidade e do totality, (ou que é um tipo de proteso do pensamento illusorily para fornecer "fundações absolutas" de saber e de agir. Para a pessoa que fraca do pensamento (ou postmetaphysician) significa um tipo de pensamento que recuse as categorias fortes e o legittimazioni onnicomprensive, isso é um tipo de razão que, com ao razão-reason-dominion da tradição, only a fundação tem o rinunciato a um ", último, normativo "("a pessoa fraca do pensamento"). A pessoa fraca do pensamento é introduzida explicitamente como uma forma do nichilismo, a palavra que o filósofo de Turinese considera "uma chave da palavra de nossa cultura, se levantar do destiny de que nós não pode começar livrado without para privar de aspectos fundamentais de nosso spiritualità" ("calcule a média da verdade"). Com este termo, do que Vattimo não se usa na maneira do spregiativa ("como se for um insulto") mas no positivo e na maneira do propositiva, significa a circunstância em que, como o profetizzato Nietzsche, o "homem ele rola através do centro para o X", que é essa condição específica da ausência das fundações em que o homem postmodern vem se encontrar em conseqüência da queda do estábulo as últimas certezas e a verdade. Conseqüentemente, pensa de que o nichilismo não vai lutado como um inimigo, mas suposto como nossa somente uma possibilidade. No fato, aos homens XX do século não remanesce aquele a tornar-se accustomed próprio "para cohabit com o nada", que deve "existir sem nevrosi em uma situação onde haja umas garantias e umas certezas absolutas". Disso o thesis-programa em segundo que "hoje nós não somos ao uneasiness porque nós somos nichilisti, mas mais rather porque nós somos ainda demasiado nichilisti pequeno, porque nós não sabemos a vida até no fundo a experiência da dissolução ser" ("filosofia ao presente"), que é porque nós somos afeições imóveis de uma alguma forma da nostalgia para os totalities perdidos. Não é uniforme um nichilismo forte, proteso a construir acima, nas ruínas do metaphysics, dos absolutes novos, que é um nichilismo que no lugar da vontade do creatrice do lugar do deus a vontade do creatrice do homem. Vattimo é rather uma pessoa fraca do nichilismo ou do lightness, aquele é um tipo de nichilismo que, vivendo até que eu instill a experiência da dissolução estar, não tem nenhuns não lamentados para as certezas antigas nenhum smanie para totalities novos. Esse seu caráter postmodern constituent e seu consonanza com o homem do temperament bom de que Nietzsche na filosofia falou de sobre o mattino que descreve a goste de um indivíduo livre do resentment, faltando "o tom do ringhioso e o fury: a característica as notas irritantes os cães e os homens envelhece-o a uma corrente ". Ao aviso de Vattimo, o ispiratori do postmodern é Nietzsche e Heidegger: "o acesso às possibilidades que o positivo que [... ] encontram nas condições de existência postmodern é possível escolhe se os resultados ' da destruição do ontologia operado de Heidegger forem feitos exame seriamente e, antes, de Nietzsche. Até o homem e ser são pensam-lhe, metaphysically, platonically, nos termos das estruturas estáveis que impõem o pensamento e a existência a tarefa ' ao encontrado ', para estabelecir-se para baixo próprio (com lógica, com ethics) no dominion não do diveniente um, sendo refletido no todo o um mitizzazione das estruturas fortes em cada campo da experiência, a não será possível ao pensamento que vive positivamente que verdadeiro e ao não possuirá a idade postmetaphysical que é borne-modernity ". ("o fim do modernity"). Do desume de Nietzsche Vattimo no primeiro lugar o anúncio "das mulheres inoperantes do deus" que é a teoria da vinda menos de diversos os metaphysicians dos absolutes (compreendidos a idéia sujeita). De Heidegger mútuo o conception epochal ser, aquele é o thesis em segundo que ser não é, mas acontece, e o persuasion conectado em segundo que o acontecimento ser não é outro que a abertura própria do linguistico de diversas aberturas históricas-destinali, que é de diversos os horizontes concretos dentro de que as agências elas se tornam acessíveis o homem e o mesmo homem a se este ontologia epochal envolver um temporalizzazione radical ser, isto é, para Vattimo, seu se enfraquecer estrutural: "à extremidade, o pensamento de Heidegger parece poder próprio reassume no fato para ter substituído à idéia de ser como o eternity, estabilidade, força, que um de se realizar como a vida, maturation, nascimento e morrido: não é que esse permane, mas é, na maneira eminente [... ] que aquela se transforma, que é nascido e ele morre. A suposição deste nichilismo peculiar é o desempenho verdadeiro do programa indicado do título ele ' a ser e tempo ' "("assunto Al.di.là.del"). O processo de enfraquecer-se ser, do fim do metaphysics e do triunfo do nichilismo é conseqüentemente fenômenos do intercollegati. Entretanto, Vattimo é convencido que o metaphysics (como o passado em uma maneira generalizada) não é se levantar "do vestido parado", que é algo que encontram completamente a nossos ombros e com quais nós não temos mais algum relacionamento "os atribui". Tant ' é verdadeiro que a fim pôr para atear fogo à atitude do pensamento postmetaphysical nas comparações do rifà passado ele à noção do heideggeriana de Verwindung. Denomine o esse, no virtue da família dos meios que você qual emite para trás (guarigione, aceitação, dando acima, esvaziando, distorção, etc. iluminando), alludes a recuperar de uma doença (neste caso: o metaphysics ou o passado) no conhecimento do rassegnata que dele nós somos entretanto atribuem-lhe para carregar os traços. Segue que são manifestadas no fato de que nós não podemos esimerci usando as categorias o metaphysics e o passado, são puras distorcendo as na pessoa fraca do sentido e postmetaphysician, que é nichilistico (o nexo de accettazione/distorsione que é justo do Verwindung encontra um caso emblematic no secolarizzazione. A atitude do rimemorante nas comparações do metaphysics não gush de um sentimento nostálgico ou reactive, mas dos pietas nos cuidados do passado, que é "do amor viver para e dos seus traços". Verwindung, Andenken e os pietas significam conseqüentemente que nós somos legacies ao passado de um levantado do cabo umbilical do ermeneutico. O cabo que nós podemos atenuar ou distorcer, mas para não cancelar a este ponto, teria que girar para fora de desobstruído a aparência do cosi do homem borne-moderno enquanto Vattimo conceives a. L borne-istorico e indivíduo borne-moderno é $$R-he quem em seguida a ser passado através do fim das sínteses grandes do unificanti e com a dissolução do pensamento metaphysical tradicional sucede em viver "sem nevrosi" em um mundo no que deus seja homem inoperante do nietzscheanamente, aquele está em um mundo em que não lá é umas estruturas mais capazes reparadas e garantidas para fornecer somente um ", por último, "fundação normativa a nosso conhecimento e nossa ação. Ou seja o indivíduo postmodern é ele que não tendo mais necessidade a absoluta "' ' do reassurance extremo, do tipo mágico, que estêve fornecida da idéia de D" aceitou o nichilismo como a possibilidade ele os atribui e aprendeu a vida sem ansiedades na média o mundo relativo da "verdade", com travado acima do conhecimento que o ideal de uma certeza, de um conhecimento fundado totalmente e de um mundo enquanto arranja rações os terminou é somente um mito ' rassicurativo ' apenas de um primitiva imóvel e de um humanity barbarian. Um mito que seja de modo nenhum algo de "natural" mas de cultural, aquele historicamente é adquirido e entregado sobre. Na síntese, o borne individual moderno está $$R-he quem que supõe até no fundo a circunstância "pessoa fraca" ser e da existência aprendeu cohabit que é com se mesmo e para possuir o finitudine (infondatezza), além de cada nostalgia residual para os absolutes importantes ou immanent do metafìsica. Nos últimos anos, Vattimo tem o mais ido e mais emfatizar o ethics da pessoa fraca do pensamento, striving próprio dos valences para um "oltrepassamento da filosofia no ethics", e mostrando como aqueles é sobretudo os connotations morais que distinguem o homem postmodern do homem moderno. No detalhe, é retornado para insistir no absolutist e na natureza violenta do pensamento forte e nos caráteres tolerantes e não-violentos da pessoa fraca do pensamento. Caráteres que dele fazem um levantado do secolarizzazione do ethics christian do charity. Tant ' está aquele em "acreditar para acreditar" Vattimo que se propôs focalizar o início de uma sessão do aperto entre o inheritance christian, a pessoa fraca do ontologia e o ethics da não-violência: "o inheritance christian que retorna na pessoa fraca do pensamento é também e sobretudo inheritance do garnishment christian do charity e de sua recusa da violência. ' de círculos sempre novos ': da pessoa fraca do ontologia [... ] ' deriva ' um ethics não da violência; mas da pessoa fraca do ontologia desde que suas origens no discurso do heideggeriano nos riscos do metafìsica do oggettività nós são ligação porque o inheritance christian da recusa da violência age dentro nós ". Além disso, contrària a Lyotard, Vattimo continuou a defender a validez do conceito de postmodern, pondo a no relacionamento apertado com a sociedade do massa-meio e da comunicação generalizada. A esta finalidade, o conception de Vattimo é diametralmente oposto a esse suportado opportunely de adorns e o francofortesi. Não somente a média não produz um homologation geral mas pelo contrário, os "rádios, televisão, jornais são-lhe transformados elementos de uns outbreak e multiplicação gerais de Weltanschauungen, das visões do mundo" ("a sociedade transparente"). Ele segue alguns que apenas aparecendo caos de postmodern sociedade - de que, lungi ser "" uma sociedade transparente, aquela é monoliticamente ciente se mesmo, um" mundo do que o plurali cultivar ", que é um chaotic "e" o spaesata "sociedade" está rather em que línguas são intercrossed, o razze, várias maneiras de vida - a premissa melhor a uma forma constitui mais do emancipation baseado nos ideals do pluralismo e da tolerância que é a um modelo do humanity aberto ao diálogo e à diferença: a tal finalidade, em um artigo apareceu em 2002, Vattimo escreveu, na maneira a muito significativa: "hora que o deus é homem inoperante, nós queremos que muito dèi vivo. Nós queremos poder a nós mover liberations, mas sem alguma redondeza clássica, entre muitos canoni, muitos estilos - do apparel, vida, arte, ethics - vivendo como authentic deve ' thlipsis ético e religioso ', torment de I da variedade ". Vattimo, de começa-os a atitude do crìtico, mutuato de Heidegger e da escola ' de Francoforte, para o "tecnicizzazione do mundo", tem supor ido (sobretudo "na sociedade transparente")" "uma atitude mais e mais amigável nas comparações da sociedade avançada e de seus instrumentos technological e informed a nós, ao ponto para identificar a sociedade postmodern com a sociedade da média. A média, especifica Vattimo, não é o instrumento diabolic de um slavery totalitarian unavoidable (à maneira do irmão grande de Orwell), mas presupposed na ação do advent possível de um humanity capaz do spaesata de viver em um "mundo do plurali cultiva". Ou seja recusando o meio a equação do adorniana "= sociedade acreditada" e insistindo no nexo entre a média e a ordem do pluralistico "" da sociedade complexa, Vattimo terminou a fim suportar, não sem alguma ênfase optimistic (então ritrattata), do que agradece" ao mundo phantasmagoric "da média uma multiplicação dos centros da coleção e a interpretação dos eventos foi tida, ao ponto que a verdade, para postmodern, coincide perto agora com as" imagens "que tais meios distribuem. A perda do centro e da erosão do princípio da verdade (essa puseram no efeito, sobre a planta technological, que esses Nietzsche e Heidegger tiveram preconized na planta do fìlosofico), implicando a destruição dos sluices dos horizontes, coloca as premisoes é para um tipo de homem que mais necessidade não tenha do que neurotically para recuperar as figuras tranquilizando do infancy, é para esse liberation das diferenças que deve possuir da borne-moderna.

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